Após temporal, mais de meio milhão de pessoas estão sem luz em São Paulo
- Mundo em Pauta

- 20 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Estado de atenção com alagamentos, nesta sexta-feira (20). Voos nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas afetados em razão das fortes chuvas. Toda a cidade de São Paulo em estado de atenção. A zona Leste chegou a entrar em alerta com o transbordamento do Rio Verde.

Dez voos tiveram que ser alterados. Sete voos no aeroporto de Guarulhos e três em Congonhas, durante o temporal.
Em meio às chuvas, quase 500 mil pessoas ficaram sem energia na capital do estado de São Paulo. Segundo a Enel, são 666.735 pontos sem fornecimento em todo o estado neste momento.
O trânsito foi fortemente afetado, com índice de lentidão que chegou a 1.030 quilômetros por volta das 19h, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informou que toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos no final desta tarde, além da possibilidade de deslizamentos de terra em áreas de risco.
Medidas que podem amenizar as consequências dos alagamentos
Evite transitar em ruas alagadas;
Não enfrente correntezas durante inundações;
Fique em lugar seguro;
Se precisar, peça ajuda;
Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores;
Abrigue-se em casas e prédios;
Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos.
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, no interior as chuvas mais fortes estão nas regiões de Campinas e São Carlos. Moradores de São Roque chegaram a registrar o momento em que uma nuvem gigante, conhecida como "nuvem de prateleira", se formou antes da tempestade.

Comentários